“Se alguém tem sede venha a mim e beba”
(Jo 7,37)
O que são?
As pessoas são chamadas a viver – como convém a seres humanos, que participam da natureza divina – uma vida digna e plena: de paz nesta vida e de felicidade na outra. Para isso elas precisam encontrar, como quem vive no deserto, uma fonte, um oásis de vida plena. Esta fonte, este oásis, é Cristo. Lembremos o que ele mesmo disse:
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10);
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6);
“Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12);
“Eu sou a fonte da água viva! Quem beber desta água que eu dou, nunca mais terá sede, tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (Jo 4,10,14);
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, de seu seio jorrarão rios de água viva” (Jo 7,38).
A água viva é a vida divina, o pensamento e a vontade de Deus. Quem a possui, vivendo nela, se torna sua fonte em Cristo.
Este encontro com Cristo, fonte de vida divina e, por isso, de vida plena, é o que nós denominamos “OÁSIS”.
Fazer o Oásis é encontrar-se com Cristo sozinho.
Participar do Oásis é encontrar-se com Cristo em grupo.
Os Oásis são reuniões de formação, de empenho e de experiência de Valores.
Na sua dinâmica eles têm três momentos importantes.
Primeiro: A Palavra da Fonte da Vida (de Cristo),
Segundo: A Resposta, formulada através de um propósito de vivência de um Valor,
Terceira: A Experiência da vivência do propósito.
Por que esta dinâmica? Porque ela nos leva realmente a conhecer e viver os Valores, que são a prática do amor, e a avaliar o nosso empenho na vivência deles. Com efeito,
A Palavra da Fonte da Vida permiti-nos o encontro com Cristo, verdadeiro Oásis, única fonte da “água viva… que jorra para a vida eterna” (Jo. 4,11,14), isto é, da verdade, do amor, dos verdadeiros valores.
A Resposta que lhe damos, formulando um propósito de vida, leva-nos a viver nele e nos torna oásis para os outros.
A Experiência é a avaliação do nosso empenho em viver em Cristo, em viver o valor que nos propusemos. Esta avaliação, no Oásis individual, é feita a sós; no Oásis de grupo, com os outros.
Este encontro com Cristo e este viver nele nos torna o Cristo de hoje, Oásis dele, fonte dos verdadeiros valores, de sua vida divina.
Os Oásis são, assim, o nosso encontro com Cristo, onde buscamos e recebemos a luz e a força para vivermos nele. São, também, um momento de graça, porque através deles nos abrimos cada vez mais a Deus e, conseqüentemente, a toda graça da qual precisamos e o nosso coração deseja. Neles nos renovamos e deles saímos como de uma sessão de terapia divina.
Os OÁSIS são realizados em GRUPO e INDIVIDUALMENTE.